EDUCAÇÃO |
|
|||
Na construção de uma escola democrática a perspetiva sociocultural da educação assume cada vez mais um papel de referência e destaque. Esse destaque deve-se a diversos fatores, entre eles a aceitação generalizada de uma visão dos processos escolares de ensino e aprendizagem apoiada nas teorias socioconstrutivistas. Para estas, a construção do conhecimento é concebida como um processo de co-construção, com um carácter intrinsecamente social, interpessoal e comunicativo, e o ensino como um processo complexo de estruturação e orientação, mediante diversos apoios e suportes dessa construção. A construção do conhecimento é entendida como um processo de interação social compartilhado entre os diferentes atores. Esta interação dá-se em contextos socialmente definidos, onde a sala de aula é um meio privilegiado para a |
participação dosalunos em práticas culturalmente organizadas com ferramentas e conteúdos culturais. A comunicação e a construção de novos conceitos ocorrem em práticas nas quais a linguagem desempenha um papel fundamental. É por meio da linguagem que as versões sobre o conhecimento se constroem e é através dela que se desenvolve o pensamento.
Oferta formativa: Contacte-nos para esclarecimentos adicionais. Ementas |
Espaço Educativo da Ajuda | ||
Espaço Educativo do Laranjeiro | Espaço Educativo do Lavradio | |
Espaço Educativo da Baixa da Banheira |
|